14.12.07 - |
Daqui para frente, só poderão ser beneficiadas com recursos do Bndes empresas que condicionarem os aportes à manutenção ou aumento do quadro de funcionários. É o que acaba de decidir a Câmara dos Deputados, com a aprovação do Projeto de Lei 7126/06, da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
A determinação vale para recursos vindos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Conforme o relator do projeto, deputado Edinho Bez (PMDB-SC), é “inaceitável a utilização de dinheiro do fundo, destinado ao financiamento de programas de amparo ao trabalhador, para bancar reestruturações empresariais que não passam de pura e simples automação de setores produtivos". Ou seja: dinheiro para trocar gente por máquina, não.
"O projeto não defende nenhuma forma de combate às máquinas, mas não se pode permitir que tais automações, tais desempregos em massa, sejam financiados justamente pelo dinheiro legalmente destinado ao amparo do trabalhador e a políticas de criação de emprego", pondera Bez em entrevista ao site ComputerWorld.
|