17.10.07 - |
Um acordo de cooperação técnica foi firmado nesta quarta-feira (3/10) entre os ministérios da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), de Minas e Energia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Petrobras. O protocolo tem como objetivo a realização de pesquisas para o desenvolvimento de biocombustíveis e o aperfeiçoamento tecnológico nas áreas de nanotecnologia e de software.
Conforme o acordo, os órgãos participantes designarão representantes que ficarão encarregados pela formação de um programa de trabalho que contemple ações e atividades de apoio à pesquisa e desenvolvimento visando a inovação tecnológica em áreas fundamentais para o país.
As pesquisas em biocombustíveis devem priorizar combustíveis líquidos de base celulósica (biomassa) – especialmente o etanol, e suas diversas aplicações na área energética e na alcoolquímica. Quanto aos estudos direcionados ao desenvolvimento em nanotecnologia e software devem ser traçados de forma a contemplar e auxiliar as pesquisas nessas áreas.
|